Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos

7.5 Anais do Seminário de Estágio Supervisionado em Educação Física

O evento de extensão Seminário de Estágio Supervisionado em Educação Física é semestral e conta com publicação anual de Anais, disponvível no endereço eletrônico: https://periodicos.ufes.br/sesef

Anais do SESEF,  2020

VI Seminário do Estágio Supervisionado em Educação Física: currículos e práticas pedagógicas no contexto da pandemia. v.4, n.1 (2020)

Essa edição buscou conferir visibilidade às práticas pedagógicas possíveis em tempos de pandemia do Covid-19. Por ocasião da crise sanitária mundial, as aulas presenciais na Ufes foram interrompidas em março e retomadas em setembro de 2020, no formato de Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário Emergencial (Earte). Assim, esse seminário confere visibilidade a um projeto das disciplinas de ECS do Curso de Educação Física em atenção às demandas sociais, políticas, acadêmicas e estéticas atuais da formação de professores/as. Nesse atípico ano, consideramos que essa edição do seminário foi a mais desafiadora. Quanto aos Anais, foram elaborados com a humilde intenção de colaborar e circular efetivamente nas aulas de educação física, nas mãos de alunos/as e professores/as.

Anais do SESEF, 2019

V Seminário do Estágio Supervisionado em Educação Física: tensionamentos da iniciação à docência. v. 3 n. 1 (2019)

Esses Anais reúnem parte dos trabalhos que foram apresentados como comunicação oral no seminário, com destaque para experiências no ensino fundamental e médio. Essa produção busca qualificar as nossas ações colaborativas e os registros delas decorrentes com seus diferentes sujeitos: os/as professores/as universitários/as, os/as professores/as regentes das escolas campo, os/as acadêmicos/as do curso de Licenciatura em Educação Física, os/as alunos/as das escolas parceiras.

Anais do SESEF, 2018

III Seminário do Estágio Supervisionado em Educação Física: práticas avaliativas na educação básica. v. 2 n. 1 (2018)

Seminário do Estágio Supervisionado em educação física é um projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) do Centro de Educação da Ufes. Com início em 2017, possui recorrência semestral, e se constitui por meio de práticas colaborativas com os sujeitos escolares que contribuem com a realização das quatro disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física. A primeira edição tratou do tema Narrativas de experiências na educação básica (2071/1), a segunda edição abordou o tema Narrativas de formação docente (2017/2, Proex 200422), a terceira edição problematizou o tema Práticas avaliativas da educação básica (2018/2, Proex 200836).

Anais do SESEF, 2017

II Seminário do Estágio Supervisionado em Educação Física: narrativas de formação docente. v. 1 n. 1 (2017)

Seminário do Estágio Supervisionado em educação física é um projeto de extensão do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos (Nupec3) do Centro de Educação da Ufes. Tal como as marcas de tinta, da capa que ilustra essa publicação, os movimentos formativos aqui potencializados são um efeito, dentre tantos outros, que compõem a formação docente. Assim, esses Anais também se apresentam com a beleza e a força da aposta do protagonismo docente e do fortalecimento político dos encontros que potencializam os projetos coletivos interinstitucionais de formação de professores/as.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.