Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos

7.3 Capítulos de livros publicados

 

2021

DOS SANTOS Kênia Francelino. A música como recurso metodológico no ensino da segunda língua. Educação: agregando, incluindo e almejando oportunidades 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, V. , P. 56-65.

DOS SANTOS Kênia Francelino. Educação Infantil: docência e práticas de formação continuada. In: A Educação no Brasil e no mundo: avanços, limites e contradições 4. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, V. , P. 146-151.

DOS SANTOS Kênia Francelino; SPERANDIO, Flávia Amorim; ANTUNES, Janaína Silva Costa. Experiências do Cei Criarte no contexto da pandemia Covid-19. In: Poliana Bruno Zuin; Amarilio Ferreira Junior. (Org.). Vozes e experiências de professoras e professores das unidades universitárias federais de educação infantil (Uufei) durante a pandemia da Covid-19. 1ed.São Carlos: Pedro & João Editores, 2021, V. 1, P. 255-265.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Cotidianos escolares, imagens, acasos e clichês. In: Carlos Eduardo Ferraço; Danielle Piontkovsky; maria Regina Lopes Gomes. (Org.). Currículos em redes, composições temáticas e movimentos de resistência com os cotidianos das escolas públicas - TOMO I. 1ed.Curitiba/PR: CRV Editora, 2021, v. 1, p. 1-21.

FERRAÇO, C. E.; PIONTKOVSKY, D.; SOUZA, L. R.; GOMES, M.R.L.; SILVA, T. M. . Apresentação: ou sobre currículos em redes, composições temáticas e movimentos de resistência com os cotidianos das escolas públicas. In: Carlos Eduardo Ferraço; Danielle Piontkovsky; Maria Regina Lopes Gomes. (Org.). Currículos em redes, composições temáticas e movimentos de resistência com os cotidianos das escolas públicas - TOMO II. 1ed.Curitiba/PR: CRV Editora, 2021, v. 1, p. 1-17.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Currículo, cultura, juventude e cotidiano. In: Rafael Ferreira de Souza Honorato; Edilene da Silva Santos. (Org.). Políticas curriculares (inter)nacionais e seus (trans)bordamentos. 1ed.Rio de Janeiro/RJ: AYVU, 2021, v. 1, p. 103-132.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Currículos-docências-menores e pesquisas com os cotidianos. In: Ana Cláudia da Silva Rodrigues; Angela Albino; Franklin Kaic Dutra e Saimonton Tinoco. (Org.). Políticas curriculares e as inovações (neo)conservadoras: (trans)bordamentos, desafios e ressignificações. 1ed.Lisboa/PT: Mercado das Letras, 2021, v. 1, p. 1-21.

NUNES, K.R.; neira, m.G. Currículo e avaliação discente na educação infantil: usos de instrumentos na pesquisa e na prática pedagógica. 2021. In: Carlos Eduardo Ferraço; Danielle Piontkovsky; Maria Regina Lopes Gomes. (Org.). Currículos em redes, composições temáticas e movimentos de resistência com os cotidianos das escolas públicas - TOMO II. 1ed.Curitiba/PR: CRV Editora, 2021, v. 1, p. 191-210.

 

2020

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Práticas-políticas curriculares cotidianas como possibilidades de resistência aos clichês e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). In: PEREIRA, M. Z. da C.; SUSSEKIND, M. L.; HONORATO, R. F. de S. (Orgs.). Políticas curriculares no PNE (2014-2024) e desdobramentos (neo)conservadores: tensões, desafios e resistências. João Pessoa: Editora da UFPB, 2020. p. 281-294.

 

2019

GOMES, L. F. R.; GAVA, F. A. C.; SOPRANI, M. J. R. Diálogos entre cinema, formação de professores e infância. In: FERREIRA, G. R. (Org.). A formação docente nas dimensões ética, estética e política. Ponta Grossa: Atena, 2019, p. 227-235.

MORAES, F. Entre as ondas do rádio e as salas de aula: a contação de histórias no Brasil dos anos 40 aos anos 60 do século XX. In: GOULART, I. do C. V.; LOBO, D. de S. (Org.). Os encantadores de histórias: sobre práticas orais, memórias e arte narrativa. São Carlos-SP: Pedro e João Editores, 2019, p. 87-105.

 

2018

FERRAÇO, C. E.. Currículos, fotografías-narrativas-clichês e investigaciones en/con los cotidianos de las escuelas. In: ALVES, N.; MIRANDA, F.; SOARES, C. (Orgs.). Currículos: visualidades, narrativas y diferencia. Montevideo: Bellas Artes, 2018, p. 97-108.

FERRAÇO, C. E.; ALVES, N. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos: a força das multiplicidades, acasos, encontros, experiências e amizades. In: RIBEIRO, T.; SOUZA, R. de; SAMPAIO, C. S. (Orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não?. Rio de Janeiro: AYVU, 2018, p. 41-64.

MORAES, F. Narrativas literárias dos povos tradicionais: educação e resistência. In: DALVI, M. A.; SILVA, A. B. da; SOUZA, R. J. de; BATISTA, A. K. C.. (Orgs.). Literatura e educação: história, fomação e experiência. Campos dos Goytacazes - RJ: Brasil Multicultural, 2018, p. 153-165.

MORAES, F.; SILVA, E. V.; AMORIM, M. M. Silêncio! Você está na biblioteca: ler, cantar e contar histórias na biblioteca escolar. In: GERLIN, M. N. M. (Org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: FCI/UnB, 2018, v. 2, p. 290-310.

RANGEL, I. S.; XAVIER, A. Projeto contos que encantam: uma prática de incentivo à leitura e contação de histórias. In: GERLIN, M. N. M. (Org.). Competência em informação e narrativa numa sociedade conectada por redes. Brasília: FCI/UnB, 2018, v. 2, p. 311-330.

 

2017

ALVES, E.P.; NUNES, K. R.; BRITO, R. S. Formação continuada em conselhos escolares: ampliando sentidos das experiências produzidas nas secretarias. In: PANTALEÃO, E.; NUNES, K. R.; BRITO, R. dos S. (Orgs.). Conselhos escolares e formação humana. Curitiba: CRV Editora, 2017, p. 15-30.

ALVES, E.P.; Rodrigues Nunes, Kezia ; BRITO, R.S. Apresentação. In: PANTALEÃO, E.; NUNES, K. R.; BRITO, R. dos S. (Orgs.). Conselhos escolares e formação humana. Curitiba: CRV Editora, 2017, p. 3-6.

FERRAÇO, C. E. Currículos e crianças e infâncias e...: ou sobre a complexidade dos saberesfazeres na sociedade contemporânea. In: MACEDO, M. do S. A. N.; GONTIJO, C. M. M. (Orgs.). Políticas e práticas de alfabetização. Recife/PE: Editora da UFPE, 2017, p. 77-93.

FERRAÇO, C. E.; ALVES, N. Pesquisa com os cotidianos em redes de conhecimentos. In: CRUSOÉ, N. M. de C.; AMADO, J. (Orgs.). Referenciais teóricos e metodológicos de investigação em Educação e Ciências Sociais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2017, p. 129-148.

RODRIGUES, L. F.; PEREIRA, D. A arte do encontro com imagens e personagens estéticos entre os corpos que habitam o currículo. Cinema e formação de professores e currículos e ... Curitiba: CRV, 2017, p. 47-60.

 

2016

FERRAÇO, C. E. ... E currículos. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). ... Currículos em redes. Curitiba: CRV, 2016, p. 233-244.

FERRAÇO, C. E. ... E outros tantos fios. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). ... Currículos em redes. Curitiba: CRV, 2016, p. 245-247

FERRAÇO, C. E. ... E pesquisas com os cotidianos: ou sobre imagens narrativas. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). ... Currículos em redes. Curitiba: CRV, 2016, p. 27-40.

FERRAÇO, C. E. Gestos tecnológicos nos cotidianos escolares. In: AMARO, I.; SOARES, M. da C. S. (Orgs.). Tecnologias digitais nas escolas: outras possibilidades para o conhecimento. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2016, p. 113-132.

FERRAÇO, C. E.; COELHO, M. C. R.; COSTA, S. R. Políticas públicas de educação e saúde no cotidiano escolar. In: COELHO, M. C. de R.; ARAÚJO, M. D.; SILVA, V. R.. (Orgs.). Política de saúde e assistência no cotidiano dos serviços. Vitória/ES: Editora da EMESCAN, 2016, p. 215-237.

FERRAÇO, C. E.; RAMOS, M. C.; BARROS, M. E. B. As redes cotidianas dos currículos na formação dos trabalhadores da saúde. In: SODRÉ, F.; ANDRADE, M. A. C.; LIMA, R. de C. D.; GARCIA, A. C. P. (Orgs.). Formação em saúde: práticas e perspectivas no campo da saúde coletiva. Vitória: EDUFES, 2016, p. 26-41.

NUNES, K.R.; GOMES, M.R.L. ...e escolas. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). ... Currículos em redes. Curitiba: CRV, 2016, p. 41-60.

RODRIGUES, L. F.; imagens-cinema e imagens-escola na constituição da docência no CEI Criarte. In: SOARES, L. P. R. G.; ANTUNES, J. S. C.; DUTRA FILHO, J. M.; SOPRANI, M. J. R. (Orgs.). Criarte 40 anos: saberes e fazeres na educação infantil. Vitória: edufes, 2016, p. 21-311.

 

2015

FERRAÇO, C. E. Currículo e cotidiano escolar: ou sobre narrativas e o 'Outro' em Michel de Certeau. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M.; RANGEL, I. S.; NUNES, K. R. (Orgs.). Diferentes Perspectivas de currículo na atualidade. Rio de Janeiro/RJ: DP et Alii, 2015, p. 141-152.

FERRAÇO, C. E. Currículos, éticas, estéticas e políticas: a potência da experiência-acaso para o esvaziamento dos clichês nos cotidianos das escolas. In: MORGADO, J. C.; et al (Orgs.). Currículo, internacionalização, cosmopolitismo: Desafios contemporâneos em contextos luso-afro-brasileiros. Santo Tirso - Portugal: De Facto, 2015, p. 115-124.

FERRAÇO, C. E. Políticas cotidianas de gestão, currículo e docência: ou sobre a complexidade das redes de saberesfazeres nas pesquisas com os cotidianos das escolas. In: NUNES, C. P.; CRUSOÉ, N. M. de C. (Orgs.). Formação de professores, currículo e gestão educacional. Curitiba/PR: CRV, 2015, p. 87-96.

FERRAÇO, C. E.. Educação-clichê e a necessidade de rasgar sombrinhas... Ou sobre violências cotidianas e a necessidade de furar os clichês. In: GARCIA, R. L.; ESTEBAN, M. T.; SERPA, A. (Orgs.). Saberes cotidianos em diálogo. Rio de Janeiro/RJ: De Petrus, 2015, p. 69-84.

FERRAÇO, C. E.; RANGEL, I. S.; CARVALHO, J.M.; NUNES, K. R. Apresentação. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M.; RANGEL, I. S.; NUNES, K. R. (Orgs.). Diferentes Perspectivas de currículo na atualidade. Rio de Janeiro/RJ: DP et Alii, 2015, p. 11-24.

NUNES, K. R. Criança, infância e educação infantil: contribuições de Deleuze sobre a lógica dos sentidos. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M.; RANGEL, I. S.; NUNES, K. R. (Orgs.). Diferentes Perspectivas de currículo na atualidade. Rio de Janeiro/RJ: DP et Alii, 2015, p. 185-204.

 

2014

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Escola e sonho e Van Gogh e vida... ou, por que ainda vale a pena sonhar com a educação?. In: ANDRADE, N.; ALVES, N. (Orgs.). Sonhos e escolas: conversas com Kurosawa. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2014, p. 143-152.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Pesquisa com os cotidianos: problematizações possíveis nas relações entre currículo e clichê. In: GARCIA, A. OLIVEIRA, I. B. de. (Orgs.). Aventuras de conhecimento: utopias vivenciadas nas pesquisas em educação. Petrópolis/RJ: DP et Alii, 2014, p. 23-34.

RODRIGUES, L. F.; Fundamentos teórico-metodológicos das diretrizes curriculares de Vitória: desenhando políticas educativas em redes de conversas. In: CARVALHO, J. M.. (Org.). Movimentos Curriculares: um estudo de casos sobre políticas de currículo em ação. Vitória: EDUFES, 2014, p. 46-73.

 

2013

FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. Introdução - Ou sobre a possibilidade de pensar um livro como agenciamento de diferentes modos de inventar a amizade e a vida dentro da dobra-escola. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (Orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro/RJ: DP et Alii, 2013, p. 13-32.

FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. Lógicas de currículos em redes e projetos: entre equívocos e possíveis no cotidiano. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (Orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro/RJ: DP et Alii, 2013, p. 143-160.

FERRAÇO, C. E.; NUNES, K. R. Currículos, culturas e cotidianos escolares: afirmando a complexidade e a diferença nas redes de conhecimentos dos sujeitos praticantes. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (Orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Rio de Janeiro/RJ: DP et Alii, 2013, p. 71-102.

MORAES, F. O saber camponês como alteridade do discurso hegemônico da ciência moderna. In: FRANCO, K. R; VIDON, L. N.RIOLO, V. P. (Orgs.). II Encontro de Estudos Bakhtinianos: vida, cultura e alteridade [Encontro Bakhtiniano com a Vida, a Cultura e a Alteridade. EEBA/ 2013 - Caderno 1. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013, p. 174-179.

MORAES, F. Perspectivas de abordagem da oralidade, da leitura e da escrita em aulas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. In: CAPELLINI, V. L. M. F.; ZANATA, E. M.; LEPRE, R. M.; SILVA, L. F. da (Orgs.). Formação de professores: compromissos e desafios da educação pública. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2013, p. 299-305.

NUNES, K. R.. Tecendo redes de sentidosproduções nas brincadeiras com as crianças. In: RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. (Orgs.). Educação infantil: rede de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis: De Petrus, 2013, p. 15-34.

NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. Políticas curriculares da Educação Física na Educação Infantil em Vitória/ES. In: RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. (Orgs.). Educação infantil: rede de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis: De Petrus, 2013, p. 215-232.

RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; COCO, V. Apresentação. In: RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. (Orgs.). Educação infantil: rede de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis: De Petrus, 2013, p. 9-13.

RODRIGUES, L. F.; BARBOSA, G.; PRATES, M. R. C. Conversações com crianças e professores da Educação Infantil: desejos, encontros e devires. In: RANGEL, I. S.; NUNES, K. R.; CÔCO, V. (Orgs.). Educação infantil: rede de conversações e produções de sentidos com crianças e adultos. Petrópolis: De Petrus, 2013, p. 51-68.

 

2012

FERRAÇO, C. E. ; NUNES, K. R. Currículos, culturas e cotidianos escolares: afirmando a complexidade e a diferença nas redes de conhecimento dos sujeitos praticantes. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (Orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 71-102.

FERRAÇO, C. E. Possíveis tessituras entre currículo e didática: sobre conhecimentos, experiências e problematizações. In: LIBÂNEO, J. C.; ALVES, N. (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo/SP: Cortez, 2012, p. 98-123.

FERRAÇO, C. E. Possíveis tessituras entre currículo e didática: sobre redes de conhecimentos, experiências e problematizações. In: ALMEIDA, M. I. de; et al. (Orgs.). Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara/SP: Junqueira & Marin, 2012, p. 133-148.

FERRAÇO, C. E. Teóricos e currículos: percorrendo linhas de pensamentos e de políticas com algumas ideias de Homi Bhabha e Michel de Certeau. In: FERRAÇO, C. E.; AMORIM, A. C.; GABRIEL, C. T. (Orgs.). Teóricos e o campo do currículo. Campinas/SP: FE/UNICAMP, 2012, p. 67-86.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Sexualidades e fabulação: sobre currículo, clichê e cotidiano escolar. In: RODRIGUES, A.; BARRETO, M. A. S. C. (Orgs.). Currículos, gêneros e sexualidades: experiências misturadas e compartilhadas. Vitória/ES: EDUFES, 2012, p. 183-196.

FERREIRA NETO, A.; NUNES, K.R. Saberesfazeres praticados no currículo e na formação continuada: espaçostempos vividos na Educação Infantil. In: MELLO, A. da S.; SANTOS, W.dos  (Orgs.). Educação Física na Educação Infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba: Editora CRV, 2012, p. 73-92.

MORAES, F. A voz do matuto: a arte de contar histórias e os saberes híbridos. In: MORAES, F.; GOMES, L. (Orgs.). A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. São Paulo: Cortez Editora, 2012, p. 335-352.

RANGEL, I. S. Currículos, multidão e políticas de narratividade. In: FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. (Orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 183-202.

RODRIGUES, L. F.; PRATES, M. R. C. Colorindo o currículo: outros possíveis pela experiência na infância. In: CARVALHO, J. M. (Org.). Infância em territórios curriculares. Petrópolis: DP et Alii, 2012, p. 09-168.

RODRIGUES, L. F.; PRATES, M. R. C. Colorindo o currículo: outros possíveis pela experiência na infância. In: ALMEIDA, M. I de.; et al. (Orgs.). Políticas educacionais e impactos na escola e na sala de aula. Araraquara/SP: Junqueira & Marin, 2012, p. 559-568.

SANTOS, W. dos; MELLO, A. da S.; KLIPPEL, M. V. ; NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. Usos e apropriações do jogo em aulas de Educação Física nos cotidianos da Educação Infantil. In: MELLO, A. da S.; SANTOS, W. dos. (Orgs.). Educação Física na Educação Infantil: práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Curitiba: Editora CRV, 2012, p. 105-122.

 

2011

FERRAÇO, C. E. Currículo e imagem e narrativa e rede e experiência e diferença: e/ou sobre conversas, encontros e devires. In: FERRAÇO, C. E. (Org.). Currículo e educação básica: por entre redes de conhecimentos, imagens, narrativas, experiências e devires. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011, p. 11-16.

FERRAÇO, C. E.. Currículos em realização com os cotidianos escolares: fragmentos de narrativasimagens tecidas em redes pelos sujeitos praticantes. FERRAÇO, C. E. (Org.). Currículo e educação básica: por entre redes de conhecimentos, imagens, narrativas, experiências e devires. Rio de Janeiro: Rovelle, 2011. p. 17-50.

FERRAÇO, C. E.. Currículos, conhecimentos, culturas e cotidianos escolares em narrativas e imagens. In: FONTOURA, H. A. da; SILVA, M. (Orgs.). Formação de professores, culturas: desafios à Pós-graduação em Educação em suas múltiplas dimensões. Rio de Janeiro: ANPEd Nacional, 2011, v. 2, p. 144-171.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910