Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos

7.1 Artigos completos publicados em periódicos

2022

NUNES, K.R.; FERRAÇO, C.E. Educação física na educação infantil em Vitória/ES: narrativas de experiências curriculares dos anos 90 à Covid. Revista Didática Sistêmica. V.23, N.1, 2022.

 

2021

NUNES, K. R.; GOMES, L. F. R. . AFRICANIDADES EM TRANSCRIAÇÕES INFANTIS: práticas curriculares e avaliativas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–15, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n3.61590. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/61590. Acesso em: 23 mar. 2022.

FERRAÇO, C.E.. Fios de memórias... Sobre possibilidades de escritas de si e invenção de mundos.... EDUCAR EM REVISTA (IMPRESSO), v. 37, p. 1-21, 2021.

NUNES, K.R.; NEIRA, M.G. Currículo e avaliação discente na educação infantil: prática cartográfica dos registros cotidianos. Revista Currículo sem fronteiras. V.20, N.3, 2021.

NUNES, K.R.; FERRAÇO, C.E. Educação física na educação infantil em Vitória/ES: narrativas de experiências curriculares dos anos 90 à Covid. Revista Ddática Sistêmica. 2021 (aprovado, aguardando publicação)

NUNES, K.R. (Org.). VII Seminário do estágio supervisionado em educação física: narrativas de formação docente, UFES, 7., 2021, Vitória. Anais eletrônicos...2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sesef/issue/view/1205

NUNES, K.R.; VENTORIM, S. (Org.). VIII Seminário do estágio supervisionado em educação física: Paulo Freire e os desafios da docência, UFES, 8., 2021, Vitória. Anais eletrônicos...2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sesef/issue/view/1207

NUNES, K.R. (Org.). VII Seminário do estágio supervisionado em educação física: práticas colaborativas na pandemia, UFES, 7., 2021, Vitória. Anais eletrônicos...2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sesef/issue/view/1376/850

 

2020

FARIA, I. M. de; GOMES, L. F. R. Planejamento docente como produção de possíveis. Revista Teias. v. 21, n. 63, p. 95-109, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/54...

FARIA, I. M. de; GOMES, L. F. R. Perspectivas teórico-epistemológicas do planejamento docente em trabalhos acadêmicos: territórios do instituído e de criação. Revista Expressão Católica, v. 9, p. 37-48, 2020.

 

2019

FERRAÇO, C. E.; DELMONDES, M. O. Nomadismo, currículos e cotidianos escolares: ou sobre uma política nômade para o corpo. Revista Interinstitucional Artes de Educar, v. 5, p. 454-474, 2019.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. ; ALVES, N. Os cotidianos - espaçostempos de resistência e criação. Currículo sem Fronteiras, v. 19, p. 1026-1038, 2019.

MORAES, F.; COSTA, M. L. de A. A educação e a experiência de si nos relatos de uma narradora às margens do Rio Doce. Educação Santa Maria (Online), v. 44, p. 1-21, 2019.

MORAES, F.; COUTO, D. S. Contar histórias para formar leitores: uma Viagem pela Literatura. Textura - ULBRA, v. 21, p. 275-299, 2019.

MORAES, F.; SILVA, S. K. Deslimites da palavra em Manoel de Barros: literatura menor e infância. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 44, p. 1-16, 2019.

RODRIGUES, L. F.; GOMES, H. J. S. De quem é o currículo? Problematizações por uma educação não soberana. Teias (Rio de Janeiro. Online), v. 19, p. 14-34, 2019.

RODRIGUES, L. F.; ZOUAIN, A. C. S.; NUNES, K. R. Se não se sabe de antemão como alguém vai aprender, como avaliar na educação infantil?. Revista Espaço do Currículo, v. 12, p. 339-351, 2019.

ZOUAIN, A. C. S.; GOMES, L. F. R. Cartografias de pesquisa e currículos que movimentam os corpos na educação infantil. Teias (Rio de Janeiro. Online), v. 20, p. 122-138, 2019.

 

2018

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Imanência e conhecimento: pata além da interdisciplinaridade, a rede e o rizoma. Revista Cenas Educacionais, v. 1, p. 28-41, 2018.

FERRAÇO, C. E.; MORAES, F. de O. Graxa-de-estudante: uma flor entre usos, releituras e re-existências. Revista Espaço do Currículo, v. 3, p. 560-568, 2018.

FERRAÇO, C. E.; NUNES, K. R. Formação em redes de composições curriculares com crianças: encontros filosóficos. Educação e Contemporaneidade, v. 27, p. 145-159, 2018.

FERRAÇO, C. E.; PIONTKOVSKY, D. ; GOMES, M. R. L. Currículos e formações de professores: sobre a força das narrativas e das redes cotidianas. Práxis Educacional (Online), v. 14, p. 160-176, 2018.

FERRAÇO, C. E.; SILVA, T. M. da. A escrita como experiência cotidiana: pistas para pensar a formação de professores. Revista de Educação, Ciência e Cultura, v. 23, p. 171-186, 2018.

 

2017

FERRAÇO, C. E. Práticas-políticas curriculares cotidianas como possibilidades de resistência aos clichês e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Linhas Críticas (UNB), v. 23, p. 524-537, 2017.

FERRAÇO, C. E.; ALVES, N. G. ; CALDAS, A. N. Apresentação da sessão temática - Educação e mundos imagéticos e sonoros. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 42, p. 413-416, 2017.

FERRAÇO, C. E.; ALVES, N. G. ; SOARES, M. C. S. Michel de Certeau e as pesquisas nos/dos/com os cotidianos em educação no Brasil. Pedagogia y Saberes, v. 42, p. 7-17, 2017.

FERRAÇO, C. E.; AMORIM, A. C. Micropolítica, democracia e educação. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 18, p. 5-13, 2017.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Cotidianos escolares em imagens. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 42, p. 417-438, 2017.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. School Everyday Life in Images. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 42, p. 417-438, 2017.

FERRAÇO, C. E.; HERNECK, H.; TEIXEIRA, F. Sexualidade e educação: o Centro de Aconselhamento e Orientação de Jovens (CAO) de Coimbra-PT. Ciência e Educação (UNESP), v. 1, p. 111-124, 2017.

FERRAÇO, C. E.; NUNES, K. R. Atenção, concentração! Sobre a regulação de prescrições nacionais e a ampliação de sentidos de currículos com crianças. Revista Espaço do Currículo, v. 10, p. 410-428, 2017.

FERRAÇO, C. E.; SUSSEKIND, M. L. Sobre políticas em currículo e resistências e invenções e cotidianos escolares e desafios e... “Vai ter luta!”. Revista Espaço do Currículo, v. 10, p. 356-365, 2017.

FERRAÇO, C.E. Currículo-docência-menor e pesquisas com os cotidianos escolares: Quaestio: Revista de Estudos de Educação, v. 19, p. 529-546, 2017.

NUNES, K. R.; VENTORIM, S. Narrativas de formação docente: experiências no estágio supervisionado em Educação Física. Revista Contrapontos, v. 17, p. 460-484, 2017.

RODRIGUES, L. F.; CARVALHO, J. M. Encontros entre imagens cinema e o outro do pensamento nas redes formativas com professores. Instrumento - Revista em Estudo e Pesquisa em Educação, v. v. 19, p. 53-62, 2017.

 

2016

FERRAÇO, C. E. Regina Leite Garcia: um bom encontro com a vida, Sempre!. Momento, v. 1, p. 75-92, 2016.

FERRAÇO, C. E.; MALDONADO, M. M. C. O Clichê e o paradoxo do tempo em Deleuze-Guattari. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 1, p. 512-518, 2016.

FERRAÇO, C. E.; PIONTKOVSKY, D; GOMES, M. R. L. As práticas-políticas curriculares em seus atravessamentos com as operações culturais cotidianas. Espaço Pedagógico, v. 23, p. 144-156, 2016.

FERRAÇO, C. E.; SOARES, M. C. S.; ALVES, N. Bases 'práticoteóricas' das pesquisas com os cotidianos - Certeau em sua atualidade. Currículo sem Fronteiras, v. 1, p. 455-467, 2016.

FERRAÇO, C. E.; SUSSEKIND, M. L. ; GOMES, M. A. O. Currículo-resistência-invenção em redes de pesquisadorxs: perplexidades e desafios cotidianos. Revista Espaço do Currículo, v. 1, p. 363-371, 2016.

FERRAÇO, C. E.; SUSSEKIND, M. L.; GOMES, M. A. O. Por que um dossiê que potencialize as práticas curriculares cotidianas? Revista Espaço do Currículo (Online), v. 9, p. 175-183, 2016.

RODRIGUES, L. F.; CARVALHO, J. M. Entre cineformação docente e o cinema de um corpo sensível: o que os jovens esperam da escola e de nós professores? Revista Espaço do Currículo (Online), v. 9, p. 2016-38, 2016.

 

2015

FERRAÇO, C. E.; ALVES, N. As pesquisas com os cotidianos das escolas: pistas para se pensar a potência das imagensnarrativas na invenção dos currículos e da formação. Revista Espaço do Currículo, v. 8, p. 306-316, 2015.

FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. Pensando as dimensões éticas, estéticas e políticas da produção e do uso de imagens na pesquisa em educação. Teias (Rio De Janeiro. Impresso), v. 16, p. 24-36, 2015.

FERRAÇO, C. E.; GIRELLI, D. P.; GOMES, M. A. O.; GOMES, M. R. L. Currículos e culturas: entre clichês e identidades e diferenças e.... Currículo sem Fronteiras, v. 15, p. 645-666, 2015.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Caos, acaso, clichê e currículo: as dimensões ético-estético-políticas das pesquisas com os cotidianos. Linha Mestra, v. 27, p. 207-215, 2015.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Políticas da diferença nos cotidianos escolares: ou sobre problematizações das práticas curriculares com ênfase na diversidade. Práxis Educacional, v. 11, p. 271-289, 2015.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O.; ALVES, N. Pesquisa com os cotidianos escolares por entre imagensnarrativas e redes de saberesfazeres. RETTA - Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, v. IV, p. 29-44, 2015.

RODRIGUES, L. F.; DELBONI, T. Imagem-afecção como máquina do sensível: a potência dos signos sonoros no cinema e nas escolas. Linha Mestra, v. 27, p. 311-313, 2015.

 

2014

FERRAÇO, C. E. Dar a ler as pesquisas sobre currículo com os cotidianos das escolas. Linha Mestra, v. 1, p. 66-75, 2014.

FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. A rostidade da figura do professor e do aluno por entre os muros da escola: docência e práticas curriculares. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 143-159, 2014.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Educação básica e os sentidos de currículo e conhecimento tecidos e negociados nos cotidianos de escolas públicas: o que dizem os alunos e os educadores? Dialogia (UNINOVE. Impresso), v. 20, p. 33-50, 2014.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. R. L. Sobre a potência inventiva das práticas curriculares e formativas: esperanças e curtições de educar. Revista da Faculdade de Educação (Universidade do Estado de Mato Grosso), v. 22, p. 15-29, 2014.

FRANCELINO, K. S.; FIGUEIREDO, Z. C. C.; ANDRADE FILHO, N. F. Práticas de formação de um professor de Educação Física em contexto de desenvolvimento profissional na Educação Infantil. Pensar a Prática (Online), v. 17, p. 606-617, 2014.

GOMES, H. J. S.; RODRIGUES, L. F. Escovando a história a contra pelo? Para tecer leituras “sem margens” Das experiências no ensino médio. Linha Mestra, v. 24, p. 1445-1448, 2014.

RODRIGUES, L. F. Cinema, educação e formação de professores: possibilidades de “desmoldurar” os modos clichês de ler a relação de aprenderensinar com o outro. Linha Mestra, v. 24, p. 1921-1925, 2014.

RODRIGUES, L. F.; PEREIRA, D. Encontros entre literatura e cinema e pensamentos: artes da existência na produção curricular. Leitura: Teoria & Prática, v. 32, p. 7, 2014.

 

2013

FERRAÇO, C. E. Currículos, culturas e cotidianos escolares: afirmando a complexidade e a diferença nas redes de conhecimentos dos sujeitos praticantes. Leitura: Teoria & Prática, v. 31, p. 81-103, 2013.

FERRAÇO, C. E. Curriculum, culture and investigation with routine or about the creation of educational policies in school. Transnational Curriculum Inquiry, v. 10, p. 38-51, 2013.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. R. L. Sobre as redes que tecem práticaspolíticas cotidianas de currículo e de formação de professores. Currículo sem Fronteiras, v. 14, p. 464-477, 2013.

MORAES, F. Contar histórias: a arte de brincar com as palavras. Direcional Educador (Impresso), v. 104, p. 10-12, 2013.

MORAES, F. O trabalho e a educação na literatura infantil do século XIX. Reflexão e Ação (Online), v. 21, p. 301-324, 2013.

 

2012

FERRAÇO, C. E. Currículos, cotidianos e culturas em narrativas e imagens. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 4, p. 138-148, 2012.

FERRAÇO, C. E. Texto-bibliografia-homenagem: ou sobre redes de afetos tecidas no decorrer de uma vida. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 13, p. 11-19, 2012.

FERRAÇO, C. E.; CALIMAN, A. F.; LIRIO, K. A. Pesquisar com os cotidianos: os múltiplos contextos vividos pelos/as alunos/as. Educação e Realidade, v. 37, p. 569-587, 2012.

FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. Currículo, cotidiano e conversações. Revista e-Curriculum (PUC-SP), v. 8, p. 1-17, 2012.

FERRAÇO, C. E.; CARVALHO, J. M. Currículo: problematização entre práticas e políticas. Teias (Rio de Janeiro. Impresso), v. 13, p. 3-7, 2012.

FERRAÇO, C. E.; GOMES, M. A. O. Currículo, formação continuada e hibridizações culturais. Revista Espaço do Currículo (Online), v. 5, p. 268-277, 2012.

MORAES, F. A escrita de si nas cartas de Frei Betto. LER - Leitura em Revista, v. 1, p. 66-78, 2012.

MORAES, F. A infância enquanto lugar da alteridade na literatura infantil: As aventuras de Pinóquio. Leitura: Teoria & Prática, v. n. 58, p. 1653-1661, 2012.

MORAES, F. Júlio Verne e a recriação ficcional do saber dominante: entre a escritura e a leitura, usos e reinvenções. Leitura: Teoria & Prática, v. n. 58, p. 1662-1671, 2012.

MORAES, F. O respeito à 'fala' e aos saberes do aluno enquanto componentes do currículo praticado. Pró-discente (Online), v. 18, p. 91-102, 2012.

MORAES, F. O saber camponês nos contos tradicionais do Brasil: a narrativa na educação no campo. Trabalho & Educação (UFMG), v. 21, p. 303-314, 2012.

MORAES, F.; GOMES, L. Tradição oral: uma riqueza presente em nossos dias. Direcional Educador (Impresso), v. 91, p. 14-16, 2012.

NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. Além da lama e do lixo: movimentos de escolarização em São Pedro, Vitória/ES (1977-2007). Educação em Revista (UFMG. Impresso), v. 28, p. 109-130, 2012.

NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. Os currículos da Educação Física na Educação Infantil em Vitória, ES (1991-2007). Revista Diálogo Educacional (PUC-PR. Impresso), v. 12, p. 485-507, 2012.

 

2011

FERRAÇO, C. E.; NUNES, K.R. A tessitura de experiências compartilhadas, negociadas e potencializadas no currículo no ensino superior. Revista Educação (PUC-RS. Online), v. 34, p. 376-384, 2011.

FERREIRA NETO, A.; NUNES, K. R. Saberesfazeres praticados no currículo e na formação continuada. Revista e-Curriculum (PUC-SP), v. 7, p. 1-25, 2011.

MORAES, F. A oralidade pede a palavra: como e por que respeitar a “fala” do aluno na sala de aula. Páginas Abertas (São Paulo), v. 45, p. 12-13, 2011.

MORAES, F. A representação do trabalho em 'Pinóquio' e 'Os Três Porquinhos'. Trabalho & Educação (UFMG), v. 20, p. 35-47, 2011.

MORAES, F. A subalternização em Os três Porquinhos. LER - Leitura em Revista, v. Nº 3, p. 42-53, 2011.

MORAES, F. Por uma abordagem discursiva da referenciação com base em Foucault. Percursos Linguísticos (UFES), v. 3 n.1, p. 99-118, 2011.

MORAES, F.; ABRAHÃO, V. B. B. Referenciação: aspectos discursivos. Revista Saberes Letras, v. 9, p. 112-135, 2011.

NUNES, K. R.; FERREIRA NETO, A. Saberes e fazeres praticados nos cotidianos da Educação Física. Pensar a Prática (Online), v. 14, p. 1-10, 2011.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910