Núcleo de Pesquisa e Extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos

3 Grupos e projetos de Pesquisa

Grupos de pesquisa:

 

Grupo de Pesquisa CNPQ: Currículos, cotidianos, culturas e redes de conhecimentos 

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferraço

 

Grupo de Pesquisa CNPQ: Currículos, culturas juvenis e produção de subjetividades

Coordenadora: Profa. Dra. Larissa Ferreira Rodrigues Gomes

 

Projetos de pesquisa

(2019 - 2022)

Currículo e avaliação na educação infantil: políticas públicas e práticas pedagógicas

Professor/es responsável/is: Dra Kezia Rodrigues Nunes (CE-Ufes, Coordenadora), Dra. Larissa Rodrigues (Criarte-Ufes, Coordenadora), Dr. Iguatemi Santos Rangel (CE-Ufes), Ms. Kenia dos Santos Francelino (Criarte-Ufes), Fabíola Alves Coutinho Gava (Criarte-Ufes), Angela Caliman Fiorio (PMV), Kelen Antunes Lyrio (PMV), Camila Ribeiro (PMC);

Estudantes envolvidos: Larissa Javarini, Karina Monajardim, Gabriely Lima Schmidel;

Objetivos: Como objetivo geral, a pesquisa buscará mapear sentidos de currículo e avaliação na educação infantil, tomando como referência as políticas públicas educacionais e as práticas pedagógicas escolares. A partir desse, desdobram-se outros objetivos específicos: a) mapear sentidos de currículo e avaliação, dispostas nas políticas públicas de educação na educação infantil; b) problematizar e ampliar sentidos de currículo e avaliação, bem como as ressonâncias dessas políticas nas práticas pedagógicas escolares. Utiliza pesquisa cartográfica (KASTRUP, 207) como procedimento para conhecer e ampliar as prescrições curriculares nacionais e as repercussões nas instituições escolares parceiras. Para tanto, realiza parceria de formação inicial e continuada de professores/as em uma instituição de educação infantil da autarquia federal de ensino no semestre de 2019. Como resultados, espera-se compreender as conexões institucionais e os sujeitos da cena atual do Ministério da Educação bem como qualificar os modos de produzir currículo e avaliação (institucional, dos sujeitos e dos processos), considerando a materialidade da sua operacionalização nos contextos escolares cotidianos.

 

(2015 - 2019)

Currículo, cotidiano escolar e clichê

Professor/es responsável/is: Prof. Dr. Carlos Eduardo Ferraço. 

Objetivos: Trata-se de projeto que tem como principal interesse problematizar (REVEL, 2004) os clichês (DELEUZE, 2000, 2006, 2007a, 2007b, 2009); (DELEUZE; GUATTARI, 2001, 2008a; 2008b) que surgem na realização dos currículos (FERRAÇO, 2008a) nos cotidianos de quatro escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória, ES, envolvendo as narrativasimagens (ALVES, 2001) de educadores e estudantes, objetivando, com esses sujeitos praticantes (CERTEAU, 1994), afirmar a potência das dimensões etico-estetico-políticas de suas práticas curriculares como possibilidade de problematizar os referidos clichês. Nesse sentido, também nesta proposta de pesquisa trabalharemos com as noções de multiplicidade (DELEUZE E GUATTARI, 1996), diferença e negociação (BHABHA, 1998) como intensidades conceituais na invenção (CERTEAU, 1944) de possibilidades de ampliação dos currículos em redes tecidos nos cotidianos das escolas. Trata-se da proposta de continuação de nossa pesquisa anterior referente à bolsa de Produtividade de Pesquisa 2, com término previsto para fevereiro de 2015. Se, na pesquisa que se encerra, nossa intenção primordial foi tentar entender as principais características dos currículos realizados nos cotidianos das escolas em suas relações com as noções de cultura que eram negociadas na tessitura desses currículos, agora, nosso interesse se volta para um aspecto de extrema importância dessa tessitura, a saber, a produção de clichês que, em muitos momentos de realização dos currículos nos cotidianos escolares, fixam sentidos e impedem a sua potência de criatividade. De certo modo, essa discussão foi iniciada em nossa pesquisa anterior na medida em que, ao desenvolvermos, no referido projeto, nossas análises em termos de como as noções de cultura eram negociadas pelos sujeitos praticantes das escolas, o uso de clichês por eles como tentativa de "resolver" os impasses e tensões era frequente. Ou seja, havia e há nos cotidianos escolares uma relação muito presente entre a fabricação de clichês e as noções de cultura negociadas na realização dos currículos.

 

(2016 - 2018) 

Currículos com crianças: sentidos e práticas pedagógicas na educação infantil

Professor/es responsável/is: Dra Kezia Rodrigues Nunes (CE-Ufes, Coordenadora), Dra. Larissa Rodrigues (Criarte-Ufes, Coordenadora), Dr. Iguatemi Santos Rangel (CE-Ufes), Ms. Kenia dos Santos Francelino (Criarte-Ufes), Fabíola Alves Coutinho Gava (Criarte-Ufes), Angela Caliman Fiorio (PMV), Kelen Antunes Lyrio (PMV),;

Objetivos: Objetiva conhecer e ampliar sentidos de currículo na Educação Infantil a partir das práticas pedagógicas produzidas com crianças no cotidiano de dois Centros de Educação Infantil de Vitória/ES localizados próximos a Ufes. Desse modo, mantém atenção aos currículos realizados (FERRAÇO, 2008) pelos sujeitos praticantes (CERTEAU, 1994) e às diferentes manifestações infantis nos movimentos escolarizados atravessados pelas produções curriculares do Ministério da Educação, da Secretaria Municipal de Ensino de Vitória, da produção na pós-graduação em Educação, bem como das demandas de educar, cuidar, brincar e avaliar. Como procedimentos teórico-metodológicos, considera a pesquisa com o cotidiano na intercessão com a pesquisa cartográfica bem como os conceitos povo criança, resistência e sentidosproduções, a fim de dar visibilidade a efeitos minoritários que estão presentes na composição dos currículos.

 

(2016 - 2018)

Cinema, Infâncias e Formação Inicial de Professores 

Professor/es responsável/is: Profa. Dra. Larissa Rodrigues (Criarte-Ufes, Coordenadora), Fabiola Alves Coutinho Gava, Ana Cláudia Santiago Zouain.

Objetivos: O presente projeto de pesquisa objetiva promover redes estudos e de conversações entre/com os estudantes das licenciaturas e crianças de educação infantil, a partir do uso de imagens cinematográficas. Parte da premissa de que a formação inicial de professores como um movimento de constituição de subjetividades criadoras no âmbito da Universidade, é um importante processo que, ao se estabelecer por redes de conversações, possibilita a produção de trabalhos coletivos e inventivos, elaborando subjetividades a-centradas que podem encarnam nas escolas outras lógicas que não a de um aprender e ensinar triste, enclausurado, dogmático e moralizante. Toma como base para o debate da formação inicial de professores em suas relações com as infâncias os pressupostos teóricos que abarcam os conceitos e as imagens cinema, problematizadas por Bergson (2006) e Deleuze (2007), apresentando como intencionalidade por o pensamento em movimento e, dessa maneira, tecer políticas afirmativas de educação e de vida. Metodologicamente, pauta-se na tessitura de redes de conversações (CARVALHO, 2009) junto aos estudantes das licenciaturas da Universidade Federal do Espírito Santo e às crianças da Educação Infantil do CEI CRIARTE. Como resultados de pesquisa pretende a produção de outras imagens que ajudem a movimentar o pensamento e as ações docentes para processos de aprender e ensinar mais inventivos e diferenciais, que se constituam para além da lógica de enquadramento da infância ou de projeção futura que se vislumbra diante da formação e do trabalho docente.

 

(2012 - 2015)

Currículos, culturas e cotidianos escolares: afirmando a complexidade e a diferença nas redes de conhecimentos dos sujeitos praticantes

Professor/es responsável/is: Carlos Eduardo Ferraço. 

Obejtivos: Trata-se de continuação de pesquisa realizada no triênio 2010-2012 que teve como principal objetivo analisar as redes de conhecimentos tecidas nos cotidianos de seis escolas da rede municipal de ensino de Vitória/ES, com destaque para os sentidos de currículo, conhecimento, escola e cultura produzidos e compartilhados pelos estudantes e educadores nos usos feitos das propostas curriculares oficiais por eles. Trata-se, agora, de aprofundar as relações tecidas entre currículo e cultura, com destaque para as noções de complexidade e de diferença que ajudam a tecer as referidas redes de conhecimentos curriculares.

 

(2011 - 2013)

Experiências, imagens e narrativas de criança, infância e educação infantil

Professor/es responsável/is: Dra Kezia Rodrigues Nunes (CE-Ufes, Coordenadora),

Objetivos: Problematiza as imagens e narrativas de criança, infância e educação infantil e busca conhecer como a filosofia da diferença ajuda a tecer outros modos de conceber a relação entre essas três temáticas em suas conexões, aproximações e distanciamentos, isto é, em suas redes de sentidos. Utiliza pesquisa bibliográfica e cartográfica bem como os seguintes instrumentos: diário de campo, registros fotográficos e fílmicos, entrevistas e conversas. O diálogo com Gilles Deleuze permite a reunião de diferenciados elementos que enriquecem o movimento cartográfico de fluxos no cotidiano de um Centro Municipal de Educação Infantil em Cariacica/ES, lócus da pesquisa para experiências e encontros com as crianças e os demais sujeitos escolares.

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